Conselho da Mulher de Itapecerica promove a valorização da saúde mental feminina no Setembro Amarelo

Durante a campanha do Setembro Amarelo — voltada para promover a conscientização e a prevenção do suicídio — o tema da saúde mental se torna foco das iniciativas do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra.

Com o respaldo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, o Conselho direcionará suas ações para os aspectos emocionais e psicológicos que impactam as mulheres de forma particular, devido a fatores como pressões sociais, responsabilidades domésticas e desigualdade de gênero.

As questões de saúde mental que afetam o público feminino envolvem desafios específicos. Pesquisas indicam que mulheres têm maior probabilidade de desenvolver quadros de ansiedade e depressão, frequentemente associados à sobrecarga de funções, violência, desigualdade social e expectativas culturais relacionadas à aparência e ao comportamento. Esses elementos elevam consideravelmente o risco de transtornos mentais que, se não forem tratados, podem culminar em pensamentos ou atos suicidas.

Entre os temas mais relevantes da pauta está a violência de gênero. Mulheres que sofrem violência doméstica enfrentam uma probabilidade muito maior de desenvolver problemas como depressão, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade. 

Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:

- orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
- informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
- registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.

Em Itapecerica da Serra os casos de violência contra as mulheres também podem ser denunciados a Guarda Civil Municipal no 153.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra

Comentários